Como Emitir 2ª via de Certificado de Alistamento Militar

Leia informações do nosso site e saiba como Emitir a 2ª via de Certificado de Alistamento Militar, seja pelo motivo de extravio, inutilização ou alteração de certificado, sendo dentro do Brasil ou exterior, e quais documentos são necessários para esse fim.

Como Emitir 2ª via de Certificado de Alistamento Militar

Brasileiros que já se alistaram e precisam de uma nova Reservista deve saber que é simples emitir a 2ª via de Certificado de Alistamento Militar, que é requerida junto à Junta Militar mais próxima, na Organização Militar ou no Consultado, no caso de quem mora fora do país.

Emitir o Certificado de Alistamento Militar no exterior

Procure a Repartição Consultar munidos dos documentos : fotografia 3x4cm colorida ou preto e branco e natural ( sem modificações), passaporte e/ou documento de identificação oficial, certidão de nascimento. E brasileiro naturalizado ou nato que optou pela nacionalidade brasileira, o Certificado de Naturalização ou a Certidão do Termo de Opção, respectivamente.

O processo ocorre assim : a pessoa manda a solicitação do Certificado e o Consulado deve repassar a solicitação à Diretoria do Serviço Militar, que fica a cargo do processo da emissão do documento.

Emitir a 2ª via de Certificado de Alistamento Militar no exterior

Emitir 2ª via no exterior é fácil também e é bem simplificado, pois é de forma eletrônica, pelo SERMILMOB – Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização, não importa onde tenha sido efetuado o Alistamento e para solicitar só precisa estar alistado.

Para iniciar a emissão a pessoa deve informar o nome da Repartição Consular e recolher no Brasil (tudo online) a multa que o Serviço Militar cobra. O valor não é alto, mas todo ano tem reajuste. Então é preciso ser informar.

Brasileiros que estão no exterior podem se informar melhor lendo mais informamos encontradas nesta página : www.portalconsular.itamaraty.gov.br/emissao-de-certificados-militares

Emitir 2ª via de Certificado de Alistamento Militar no Brasil

Pode ser solicitada por meio de requerimento disponibilizado pela Junta Militar. Quando procurar a Junta Militar leve consigo cópia frente e verso do RG ou CNH para ser autenticada pelo secretário ou pela secretaria da Junta de Serviço Militar, 1 foto 3×4 recente e a cópia da guia do recolhimento referente a multa militar. Esta guia será fornecida pela Junta Militar ao interessado, assim como as orientações de como efetuar o pagamento, que pode ser em banco e Casa Lotérica.

A multa é obrigatória, prevista no Art. 177 do Regulamento da Lei do Serviço Militar.

Veja informações no site www.7csm.eb.mil.br/index.php/reservistas/2-via-do-certificado-de-reservista

Leave a Reply