Novidade para as mulheres que sonham em se alistar nas Forças Armadas, foi aprovado o Alimento Militar Feminino. Esta é uma iniciativa inédita adotada pelos Comandos das Forças Armadas em conjunto com Ministério da Defesa e deve ter o mesmo período de Alistamento do sexo masculino, entre janeiro e junho do ano, para as melheeres que vão fazer 18 anos em qualquer mês do ano do Alistamento. Leia mais informações do nosso artigo e saiba como fazer, novas regras.
Vagas abertas pelo Alistamento Militar Feminino
Inicialmente, serão ofertadas 1.500 vagas para o recrutamento em 2025 para incorporação na Marinha, Exército e Aeronáutica a partir de 2026. O Alistamento tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado anuamente até oito ano (prazo máximo).
Leia mais
Mulheres que já atuantes nas Forças Armadas
Hoje, as mulheres nas Forças Armadas correspodem há 10% de todo o efetivo, em número, são 37 mil mulheres que atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente através de concursos públicos.
Concursos abertos pelas Forças Armadas para ingresso de mulheres
As oportunidades estão no Colégio Naval da Marinha, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar da Aeronáutica (EPCAR). A partir de 2025, as oportunidades vão crescer gradativamente por conta do Alistamento Feminino voluntário.
Alistamento militar para homens – entenda
O Alistamento para homens é obrigatório e ocorre todo ano. Assim, entre janeiro e junho um conjunto de homens nascidos no mesmo ano em que são fazer 18 anos se alistam (fazem inscrição), esses são chamadados ára compareer em uma Junta Militar para o alistamento militar. Daím uma parte pega a dipensa militatr e outra é selecionada para concorrer à seleção, que serve para ingresso no Quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica por um período determinado.
No quartel, os homens exercem atividades específicas desempenhadas por militares da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Nesse período o homem recebe instrução militar destinada à formação de reservista de 1ª ou 2ª categoria, visando à defesa da Pátria, na qual o brasileiro exercer o ato de cidadania de servir e defender.
Alistamento Militar Feminino saiba como fazer, novas regras
Par as mulheres alistadas, o serviço militar inicial não é obrigatório o até o ato oficial de incorporação, poderão assim desistir do serviço. Depois disso, o serviço se tornará obrigatório, e a mulher ficará sujeita às mesmas regras do serviço masculino. Então, o alistamento feminino é voluntário mas se torna obrigatório depois da formalização.
Do desligamento e estabilidade no Serviço Militar
A mulher alistada será considerada desistente, de caráter definitivo, se não comparecer nas etapas de seleção. As mulheres voluntárias não terão estabilidade no Serviço Militar. Dessa formas, elas passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo.
O Alistamento Militar online 2025 ocorre no site alistamento.eb.mil.br entre 01 de janeiro e 30 de junho 2025.