Perdi o prazo de Alistamento o que faço?

Jovem que perdeu o prazo de Alistamento e são sabe o que fazer, encontram nesse artigo informações sobre Alistamento fora do prazo e como fica a situação de quem não se alistou durante o período estipulado pelas Forças Armadas.

Perdi o prazo de Alistamento o que faço?

Quem perdeu o prazo de Alistamento deve saber que, se deseja ser aprovado e participar do próximo processo seletivo, não poderá. Pois a pessoa que se alista fora do prazo não participa do processo de seleção do ano seguinte, só no outro ano, além de pagar uma multa. Veja mais informações abaixo.

Alistamento dentro e fora do prazo – como funciona

Alistamento dentro do prazo ocorre de 01 de janeiro a 30 setembro (novo prazo) e participam homens que vão fazer 18 anos em qualquer mês do ano de Alistamento. Os que se alistarem dentre esse prazo e são convocados, participam do processo seletivo, realizado no ano seguinte, de fevereiro a novembro. Durante esses meses ocorrem triagem de jovens aptos para servir as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica.

Por exemplo : jovens alistados de janeiro a setembro 2020 participam da seleção de fevereiro a novembro 2021. Nesse caso, é para quem se alistou no tempo certo.

Alistamento fora do prazo em 2020 é a partir de 01 de outubro. Quem se alistar a partir desse mês já está fora do prazo. Sendo assim, paga um multa e se for aprovado, fica de fora da próxima chamada. Então ficam assim : homem que faz 18 anos em 2020 e se lista depois do mês de setembro, participa da seleção realizada em 2022.

Então, a Comissão de Seleção sempre faz seleções de homens que se alistaram no ano anterior, dentro do prazo, e os que se alistaram fora do prazo no ano retrasado. Nesse caso, em 2021 haverá processo seletivo dos que se alistaram em 2020, de janeiro a setembro, e de julho a dezembro 2019 dos que se alistaram foram do prazo em 2019. Sendo eles, os que fizeram 18 anos e os que são mais velhos, os quais não se alistaram no ano em que fizeram 18 anos. Já que se alistam homens de 18 a 45 anos.

Observando as informações acima, quem perde o prazo de Alistamento tem até os 45 anos para se alistar. Mas esperar tanto tempo não é bom porque o homem fica em débito com o Serviço Militar Obrigatório.

O que acontece com quem fica em débito com o Serviço Militar

  • Fica impedido de obter passaporte ou prorrogação de sua validade
  • Não pode ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada
  • Não assina contrato com o Governo Federal, Estadual, tanto de territórios quanto de municípios
  • Não pode prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino
  • Não pode tirar a carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão
  • Não pode se inscrever em concurso para provimento de cargo público
  • Não tem permissão de exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação
  • Não recebe qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual – dos Territórios e Municípios

Esses são os pontos negativos para quem não se alista. Se você não quer ser prejudicado, perder oportunidades, se alista no mesmo ano em que fizer 18 anos!

Perdeu o prazo de Alistamento ? Veja o que fazer!

Vá até a Junta Militar da sua cidade ou a mais próxima e leve os seus documentos (confira documentos aqui : https://alistamentomilitaronline.com.br/quais-os-documentos-necessarios-para-se-alistar). No local deve-se pagar a multa, já que está fora do prazo.

Se você não sabe onde fica a Junta Militar da sua região, pesquise na internet Endereço da Junta Militar (escreva o nome da sua cidade), por exemplo :  Endereço da Junta de Serviço Militar de Campinas/SP, que vem o endereço físico da Junta, e-mail e telefone de contato.

Leave a Reply