Alistamento Militar Online

Jovens brasileiros que fazem 18 anos devem saber que chegou a hora de dar início no Alistamento Militar Online, opção de inscrição no Serviço Militar Obrigatório para pessoas do sexo masculino que querem seguir carreira militar nas Forças Armadas ou não. Abaixo estamos informando etapas do Alistamento para quem vai seguir carreira e opção de ingresso nas Forças Armadas para quem é dispensado.

Alistamento Militar Online

O Alistamento Militar Online ocorre no site www.alistamento.eb.mil.br a partir janeiro e deve ser feito pelos jovens que fazem 18 anos no ano de Alistamento e pelos cidadãos masculinos que nunca se alistaram e tenham idade de até 45 anos até 31 de dezembro.

Alistamento Militar

O Alistamento Militar é o período em que o brasileiro do sexo masculino se inscreve para participar do Serviço Militar Obrigatório, que é o processo de seleção ocorrido no Quartel das Forças Armadas – Exercito, Marinha e Aeronáutica.

Serviço Militar

O Serviço Militar é o período de treinamento dos cidadãos convocados, que visam servir a Pátria (país e seu povo), realizado na Corporação/Quartel. Durante a seleção os jovens passam pela Seleção Geral – triagem e exames, depois Seleção Complementar – atividades e exames e por último pela Seleção Especial para matrícula no Centro de Preparação ou Núcleo de Preparação de Oficiais ou em Tiro de Guerra. Em cada etapa é feita a classificação eliminação de pessoas.

Quem não for convocado é porque foi dispensado das obrigações militares. Então os jovens dispensados na fase de Alistamento não têm obrigações com o Serviço Militar, não vão participar de seleção e nem de treinamento no Quartel. Esses devem pegar seu Certificado de Dispensa na Junta Militar mais próxima.

Fazer Alistamento Online 2020

Para dar início no Alistamento, acesse o site abaixo e depois entre em Quero me alistar. Na página seguinte escolha Alistamento Militar, caso não se encaixe em outra opção (Arrimo de Família, Moro do Exterior e não possuo CPF, Tenho Convicção Ideológica, Quero utilizar o Nome Social, Tenho Problema de Saúde).

Se a opção for Alistamento Militar, entre na próxima página Quero Prosseguir e entre em Fazer Cadastro. Depois informe o CPF, nome completo e e-mail, marque não sou robô e vá em Continuar. Depois continue preenchendo os campos que aparecerem e crie a senha de acesso. A senha é a parte mais chata. O sistema só aceita um senha bem forte com números, letras e caracteres.

Com o CPF e senha é possível acessar o site na opção Já me Alistei para acompanhar Alistamento. É só informar CPF e senha para conferir a situação militar. Depois de alistado o ideal acessar o site toda semana.

Alistamento Militar Online 2020 ocorre de 01 de janeiro até 30 de setembro 2020, no site www.alistamento.eb.mil.br . Essa é nova data para encerramento do Alistamento devido a quarentena Covid-19.

Para quem for dispensando das obrigações militares há outras formas de seguir carreira Militar no Exército, Marinha e Aeronáutica, que são por meio de concurso público.

Concurso para ingresso no Exército – curso de formação

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx para homens e mulheres com o ensino médio completo ou cursando o 3º ano do ensino médio. Inscrições ocorrem em maio 2020.
  • Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx para homens do sexo masculino e feminino que tenham curso superior nas áreas que serão divulgadas no edital. Inscrições previstas para mês de junho 2020.
  • Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx (Capelão) para homens e mulheres com interesse pela formação de Capelão Evangélico e para homens que querem a formação militar de Capelão Católico. Para ingressar na escola é preciso ter curso de formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico. Inscrições previstas para junho 2020.
  • Instituto Militar de Engenharia – IME onde formam homens e mulheres com o ensino médio completo e interesse pelo Curso de Formação e Graduação de Oficiais em Engenharia Civil, Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação. Inscrições previstas para mês de julho 2020.
  • Escola de Saúde do Exército – EsSEx para pessoas do sexo masculino ou feminino, que tenham superior em Medicina, Farmácia ou Odontologia. Inscrições começam em julho 2020.
  • Concurso Escola de Sargentos das Armas – ESA Combatentes/Aviação para homens com o ensino médio concluído cursando o 3º ano. Aguardar período de inscrição.
  • Concurso Escola de Sargentos de Logística – EsLog para pessoas do sexo masculino e feminino que concluíram o ensino médio ou cursando o 3º ano. Aguardar aberturas das inscrições.
  • Escola de Sargentos de Logística – EsLog Saúde e Músico para homens e mulheres que concluíram o ensino médio que tenham curso de Técnico de Enfermagem ou aptidão musical. Aguardar inscrições.

Acompanhe as inscrições no site www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira

Concurso Marinha – Seleção de Pessoal da Marinha

  • Colégio Naval – Inscrições em abril e agosto 2020
  • Escolas Aprendizes-Marinheiros – inscrições de 20/01 a 03/02/2020.
  • Corpo Auxiliar de Praças inscrições em outubro 2020
  • Quadro Técnico de Praças da Armada – inscrições em maio e setembro 2020.

Confira programação desses e de outros concursos, aqui : www.marinha.mil.br/programa-o-dos-concursos

Concurso Aeronáutica – Militares de Carreira

  • Exame de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Intendentes
  • Exame de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
  • Exame de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores
  • Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica
  • Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica
  • Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica
  • Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2021 FAB – inscrições abertas em abril 2020.

Confira programação de cada concurso aqui www.fab.mil.br/exameadmissao, na opção inscrições abertas ou edital publicado ou concurso em andamento.

Leave a Reply