Alistamento 2020 como fazer

Informações para jovens brasileiros que mora no país e no exterior, está começando o período de Alistamento 2020 e quem idade para se alistar deve ficar atento com o prazo, que começou em 01 de janeiro 2020. Abaixo estamos informando como fazer e até quando pode se alistar sem pagar multa.

Alistamento 2020 como fazer

Jovens que fazem 18 anos em 2020 e demais homens de até 45 anos que não se alistaram e estão em dívida com o Serviço Militar obrigatório devem cumprir com a suas obrigações e fazerem o Alistamento, que é pelo alistamento.eb.mil.br e na Junta Militar.

Todo ano o Exército abre Alistamento e define data para que todos os homens que vão fazer 18 anos no ano do Alistamento possam se alistar. O jovem pode ter 18 completos e pode fazer em qualquer mês do ano de se alistar. Esses têm a opção do site e de fazer pessoalmente.

Têm  muitos jovens brasileiros que vão se alistar e serem chamados, outros serão dispensados e têm jovens que podem pedir o adiamento de incorporação ou a dispensa militar. Veja abaixo mais informações.

Quem pode pedir adiamento de incorporação

Homens que ingressaram na faculdade e estão fazendo Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia pode adiar sua incorporação até a até o término do curso. Nesse caso, depois de formados os profissionais podem participar de processo seletivo para concorrer cargo de médico, veterinário, farmacêutico ou dentista.

Demais pessoas só podem pedir o adiamento de incorporação depois que faz o Alistamento. Funciona assim: o jovem deve se alistar pelo site ou presencial e se for chamado mas não pode ingressar porque está estudando ou fazendo curso, basta comparecer na Junta Militar mais próxima durante o período de Alistamento ( de janeiro a junho) ou quando começar o processo seleção, na Comissão de Seleção.

Quem pode pedir a dispensa do serviço militar

Pessoas que têm necessidades especiais, como deficiência física ou mental precisam se alistar. No entanto, se a deficiência for visível é só ir até a Junta Militar portando os documentos pessoais e o laudo médico para comprovação da deficiência para pedir a isenção o Serviço Militar.

Se a deficiência o impede de ir na Junta Militar, seu responsável (tutor ou curador) pode representá-lo. Basta reunir os documentos e ir pedir a isenção da pessoa incapacitada.

O jovem que é arrimo de família também pode pedir a dispensa de incorporação. Já no caso dos brasileiros que moram foram do Brasil, eles são obrigados a alistarem também. Podem optar por se alistarem de forma online ou na Repartição Consular.

Dúvidas de quem já se alistou pelo site ou pessoalmente

Tem gente que se alista, não é chamado e aí fica na dúvida se pode se alistar novamente ou não. Bom, claro que não. O Alistamento é feito apenas uma vez na vida. Se a pessoa não foi chamada é porque não foi selecionada. Quem não foi selecionado foi dispensado.

Participantes dispensados do Serviço Militar obrigatório

Para todos que fazem o Alistamento online aparece uma mensagem na página de cadastro de cada um. Para a pessoa que não vai servir, aparece uma mensagem dizendo para comparecer na Junta Militar para regularizar a sua situação. Quem receber essa mensagem deve saber que foi dispensado.

Para não pagar multa, o jovem que se alistou pelo site tem 30 dias para ir na Junta Militar, recebendo a mensagem ou não. Mesmo tendo feito o Alistamento dentro do prazo, se demorar de comparecer na Junta Militar, a pessoa vai ter que pagar a multa. Quem for aprovado vai ser encaminhado para a seleção para servir.

Como fazer o Alistamento 2020

Acesse o site oficial www.alistamento.eb.mil.br e escolha a janela Quero me Alistar. Em seguida escolha a opção Alistamento Militar ou outra opção. Na próxima página informe o CPF, data de nascimento e o nome da mãe para fazer o login – cadastro.

Quem preferir ou não conseguir fazer pelo site, é só comparecer na Junta Militar. O prazo para inscrição online e presencial vai de 01/01 até 30/09 – prazo prorrogado.

Fora desse prazo pode se alistar também, mas o homem paga multa e se for chamado, não vai participar a próxima seleção. Já que, quem se alistar dentro do prazo vai se chamado para o processo de seleção 2021. E quem se alistar fora do prazo, de outubro a dezembro, e for chamado, só participa do processo de seleção em 2022.

Se perder o prazo ou passou da idade de fazer o Alistamento, o homem só vai se alistar na Junta Militar e ainda tem que pagar a multa.

Leave a Reply