Quais os documentos necessários para se alistar

Atenção jovens que estão na fase de Alistamento Militar e gostariam de saber quais os documentos necessários para se alistar, os quais são fundamentais e não podem faltar para participação no processo seletivo e servir as Forças Armadas ou para pegar a Dispensa Militar.

Alistamento Militar

É um processo em que todo homem deve passar para cumprir com as suas obrigações com o Serviço Militar Obrigatório, e quando aprovado no processo seletivo pode ingressar no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Serviço Militar

É a fase em que o homem passa pelo processo seletivo na Organização Militar a qual foi designado, onde deve passar por treinamentos e diversas provas de seleção visando a defesa do seu país – sua Pátria e seu povo, que é um sonho de milhares de brasileiros.

Quem deve fazer o Alistamento Militar

A obrigatoriedade do Alistamento sempre foi dos homens, para mulheres, não. Mas em 2020 saiu uma notícia em que o Senado aprovou o Alistamento para as mulheres. Esse é o sonho de muitas cidadãs, de se alistarem e servirem o seu país. E então esse sonho pode se tornar realidade.

O projeto de Lei do Senado ainda vai passar pela análise da CRE – Comissão de Relações Exteriores. Se entrar mesmo em vigor as mulheres terão direito em 30% das vagas abertas todo ano. Parece uma quantidade razoável de vagas, mas pode ser muita pouca. Tem região que abre poucas vagas, e como a maioria é para os homens, poucas mulheres serão beneficiadas.

Também tem a questão da aptidão de cada uma. No primeiro processo seletivo os homens passam por triagem e nessa passa os homens com saúde, ótimo condicionamento físico, e se tiver, aptidão – talento em alguma coisa. Etapas também aplicadas às mulheres.

O tempo de fazer o Alistamento é o mesmo dos homens, no ano que fazem 18 anos, entre o mês de janeiro e junho. Se você se interessou fique atenta, pois assim que sair mais informações sobre esse assunto informaremos aqui.

Quais os documentos necessários para se alistar

Quem já se alistou ou vai se alistar deve ficar atento com a documentação. Para fazer a inscrição no site do alistamento.eb.mil.br a pessoa deve informar o CPF, data de nascimento e o nome da mãe para acessar a página de inscrição.

Depois de ter acesso, preencha os campos com as informações necessárias. Depois é só aguardar a mensagem dizendo que foi selecionado para o processo seletivo ou dispensado. A mensagem deve aparecer dentre 30 dias.

Dentre os 30 dias, após o Alistamento, a pessoa que foi dispensada deve comparecer à Junta Militar portando os seus documentos. Se passar dos 30 dias que se alistou pelo site, paga multa. Más á multa não é alta.

Documentos, são : cópia e original do CPF, RG ou outro documento oficial com foto, Certidão de Nascimento e comprovante de residência. O comprovante de endereço deve estar no nome do pai, mãe ou responsável legal.

Leave a Reply