Alistamento do Quartel 2020

Prepare-se para o Alistamento do Quartel 2020, fase obrigatória em que o homem se alista na intenção de participar do Serviço Militar Obrigatório ou para pegar a Dispensa de Incorporação. Veja abaixo quem pode participar da seleção para servir no Quartel e quem pode ser dispensado das obrigações.

Alistamento do Quartel 2020

Jovens que fazem 18 anos em 2020 e demais homens que estão em débito com o Serviço Militar podem fazer o Alistamento do Quartel 2020, para participar do processo seletivo 2020-2021.

Processo seletivo para o Serviço Militar no Quartel

O processo de seleção dos jovens após Alistamento para o Serviço Militar é feito observando o município onde mora e outros requisitos. Os que são convocados seguem para a Comissão de Seleção onde é feita avaliação médica e testes. Os que passarem seguem para um Quartel do Exército, Marinha ou Aeronáutica onde passam por mais uma etapa de seleção, a Seleção Complementar.

Depois de feita a seleção dos jovens que têm chance de servir (residem em municípios tributários), sobra um grande número de jovens que não vai servir e esses jovens ficam na lista de excesso de contingente devido a quantidade de vaga (muitos jovens para as vagas existentes) ou porque o município onde mora não colabora para o Serviço Militar, ou seja, não é tributário, pois não tem o Quartel que irá receber os jovens.

Outros motivos para dispensa Militar

Arrimo de Família – homem que se enquadra nessa categoria é dispensado porque é o único que leva o sustento para a sua família.

Portador de necessidades especiais – homem dessa categoria que tem incapacidade absoluta devido a enfermidade está isento do Serviço Militar.

Convicção Ideológica – homens que têm convicção ideologia que vão contra o Serviço Militar não precisam participar do Serviço Obrigatório, mas devem participar de Serviço Alternativo ao Serviço Militar.

O jovem dispensado não tem mais obrigação com o Serviço Militar e não pode se alistar mais. Os jovens alistados e dispensados só precisam fazer o Juramento da Bandeira no dia marcado pela Junta Militar, para pegar a Dispensa  de Incorporação (Reservista de 3ª Categoria).

Juramento da Bandeira

O Juramento da Bandeira é uma cerimônia cívica (patriótica) muito importante e durante a cerimônia os jovens cantam o Hino Nacional e prometem honrar e defender a Pátria com a sua própria vida. Na cerimônia os homens ficam sabendo que, se precisarem eles serão chamados para defender o país de origem e seu povo, caso haja necessidade, caso precise de mais homens além dos que já compõem o corpo das Armadas. Eles só são dispensados do Serviço Militar inicial.

Por que o jovem deve ser feito o Alistamento e cumprir com suas obrigações ?

Quando se faz o Alistamento e recebe a Reservista ou a Dispensa o homem fica quite com as obrigações Militares. Quando não se alista ou não pega o documento militar o homem fica em débito com o Serviço Militar e por isso fica impossibilitado de fazer várias coisas. Não pode tirar passaporte, participar de concurso público, fazer matrícula em faculdade e outros impedimentos.

Fazer Alistamento do Quartel 2020

O Alistamento pode ser feito de forma online, pelo site alistamento.eb.mil.br e de forma presencial, na Junta Militar.

Alistamento do Quartel online 2020, acesse : www.alistamento.eb.mil.br

Alistamento do Quartel 2020 presencial – procure uma Junta Militar pelo nome do município nesse link www.alistamento.eb.mil.br/services/jsm, como por exemplo, São Paulo. Nesse caso vão vir endereços, telefones de contato e endereços de e-mails de todas as Juntas Militares da Capital de SP.

Leave a Reply