Alistamento Militar Documentos

Você que vai fazer Alistamento Militar deve saber quais documentos necessários precisa providenciar para se alistar, para pegar certificado fornecido pela Organização Militar ou pela Junta Militar da sua cidade, onde pode ser feito o Alistamento presencial e retirada de documentos.

Alistamento Militar Documentos

Para Alistamento Militar o jovem precisa de documentos pessoais e os mesmos devem ser utilizados para comprovar sua situação militar, que pode ser o Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Reservista Militar, Certificado de Isenção, Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo, Certidão de Tempo de Serviço Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação.

Documentos para Alistamento online

Para fazer Alistamento online, no www.alistamento.eb.mil.br, precisa apenas do RG e CPF e informações, como : e-mail, data de nascimento, endereço, nome da mãe e a junta Militar mais próxima, a que fica no município onde mora, se tiver.

Depois de passar as informações para o sistema, será gerado o RA, que é Registro de Alistamento – número de identificação do alistado, e aparece a informação “Alistado”. Depois desse processo, é preciso ficar de olho, conferir com frequência a página que contém as informações sobre a pessoa alistada, por meio do CFP e senha cadastrada.

Documentos necessários para quem fez o Alistamento

Quando aparecer uma mensagem dizendo para comparecer em um Órgão do Serviço Militar ou uma mensagem de convocação, o jovem previsa providenciar os seguintes documentos originais cópias :

-Registro de Alistamento – pode ser o número impresso ou anotado ou salvo no e-mail;

-Comprovante de residência em nome do jovem ou do responsável, como pai ou mãe;

-RG, ou Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, ou Carteira de Trabalho, ou Passaporte.

Obs. Leve também um valor para pagar a taxa de Alistamento, pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal Correios.

Outros documentos a serem inclusos na lista em casos especiais

  • Homem arrimo de família que não pode servir – apresentar Certidão de Nascimento dos filhos, Certidão de Casamento  e comprovante de renda.
  • Portado de necessidades especiais – precisa se alistar e depois apresentar laudo médico que comprove a deficiência que o impede de servir.
  • Portador de necessidades especiais que não pode se locomover – seu tutor ou curador legal deve ir até Junta Militar portando o documento hábil ou comprobatório.
  • Pessoa que tem convicção ideológica – apresentar declaração do dirigente da comunidade religiosa, entidade ou partido político; requerimento de prestação do serviço alternativo ao Serviço Militar Obrigatório e declaração de recusa à prestação do serviço alternativo ao Serviço Militar Obrigatório.
  • Jovem que deseja utilizar o nome social – requerimento para uso de nome social, além dos documentos obrigatórios já citados.

Todos os documentos informados devem ser entregues na Junta Militar escolhida quando fez o Alistamento. Para quem ainda vai se alistar, confira nos links abaixo endereços das Juntas e informações sobre Alistamento :

www.alistamento.eb.mil.br/help

www.alistamento.eb.mil.br/services/jsm – para conferir, escreva o nome da cidade no campo informado.

Leave a Reply