Dispensa Alistamento Militar

Veja quem pode receber a Dispensa Alistamento Militar e porque muitas pessoas que sonham em ingressar no Exercito, Marinha ou Aeronáutica não conseguem e recebem esse documento, o qual é fornecido aos jovens dispensados das obrigações militares.

Dispensa Alistamento Militar

A Dispensa Militar é um documento fornecido a milhares de jovens todo ano, sendo aos jovens que se alistaram pelo site e logo foram dispensados e aos jovens que não passaram pelo processo seletivo feito pela Comissão de Seleção nas Organizações Militares, onde fazem a seleção dos jovens para o quartel do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Quando o jovem é dispensado das obrigações militares

Na hora de fazer o Alistamento o jovem que não pode servir deve escolher uma das seguintes opções :

Arrimo de Família – Sou o único responsável pelo sustento da minha família ou dependentes;
Problemas de Saúde – Sou portador de necessidade especial física aparente.

Então, quem se encaixa em umas dessas condições pode assegurar que será dispensado. Mas e quem quer servir mas não consegue, por que isso acontece? Há dois motivos para que a seleção de muitos jovens não ocorra, que são :

Excesso de contingente, ou seja, há muitos homens com idade de Alistamento residentes no mesmo município, e essa quantidade ultrapassa o número de vagas abertas no quartel;

O município onde o jovem que foi dispensado mora não colabora com o Serviço Militar. Isso pode ocorrer por conta da localização ou por conta da qualidade de habitantes.

Tem mais chance de ser chamado jovens que têm irmãos e que moram em município tributário, que colabora com o Serviço Militar. E para ser selecionado é necessário ter saúde física e mental. E tem mais chance quem tem alguma habilidade, um talento que o diferencia dos demais. Já que nas Forças Armadas têm jovens com talentos diversos, como por exemplo, os jovens músicos. São seus talentos que fazem a diferença na hora da seleção, para qual força armada vai, se é para o Exército, Marinha e Aeronáutica. Além disso a força física e disciplina contam muito.

Como pegar a Dispensa Alistamento Militar

Quando dispensado logo no inicio o jovem recebe uma mensagem dizendo para comparecer na Junta Militar com seus documentos pessoais e comprovante de residência. No local o pessoal agenda o dia e horário para ir fazer o Juramento da Bandeira. É nesse dia que entregam o Certificado de Dispensa Militar.

O mesmo processo acontece com quem é dispensado pela Comissão de Seleção. Esses também pegam a dispensa e esse procedimento ocorre da mesma forma citada acima.

Leave a Reply