Serviço Militar Online

Participe do Serviço Militar online e receba o treinamento em Organização Militar das Forças Armadas, essa é uma oportunidade para os jovens brasileiros que sonham em ingressar no Exército, Marinha ou Aeronáutica, e obterem a formação como militar atirador ou militar oficial.

Serviço Militar Online

Jovens nascidos em 2002 e demais cidadãos que nasceram anteriormente precisam fazer Alistamento Militar, para cumprir com suas obrigações com o Serviço Militar, que recebe inscrição online, pelo site www.alistamento.eb.mil.br, para processo seletivo de brasileiros natos que vão prestar o Serviço Militar Obrigatório 2020.

O site de Alistamento online do Exército recebe a inscrição dos jovens que vão para o Serviço Militar Obrigatório e dos jovens que não vão servir. Depois de inscritos os jovens são classificados e convocados para processo seletivo nas Organizações Militares. Os que não são convocados ficam classificados no excesso de contingente.

Na Organização Militar os jovens vão prestar serviço obrigatório por um período mínimo de 10 meses e máximo de 18 meses. Durante esse tempo devem passar pelas instruções básicas, período de qualificação e adestramento, que são atividades específicas aplicadas aos jovens soldados. Se houverem vagas os soldados aptos, ou seja, os que forem bem nas provas e forem disciplinados podem ficar nas Forças Armadas por mais 7 ano.

Certificado Militar – Categorias

O Certificado Militar é confeccionado conforme o grau de Alistamento do jovem. A Reservista, como todos conhecem, não é confeccionada para todos que se alistam, ma sim para os que são convocados e passam pelo processo seletivo. Veja tipos de documentos que os jovens costumam receber após Alistamento :

  • Jovens dispensados do Serviço Militar – recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Jovens convocados para a Seleção Geral – recebem o Certificado de Alistamento Militar contendo o dia, local e hora para se apresentar. Os que não passarem na seleção Geral também recebem a Dispensa de Incorporação;
  • Jovens que prestam o Serviço Militar – recebem o Certificado de Reservista Militar 1ª ou 2ª Categoria;

-Certificado de Reservista de 1ª Categoria – recebem os jovens que servem em Organização Militar da Ativa e desempenham determinadas funções.

-Certificado de Reservista de 2ª Categoria – é para os jovens que recebem instruções para funções gerais e os que participam do Tiro de Guerra com aproveitamento satisfatório.

  • Homens que prestaram o Serviço Militar e precisam comprovar o tempo exato em que atuaram – recebem Certidão de Tempo de Serviço Militar.

O documento militar, seja ele de dispensa ou de reservista, é de grande importância para os cidadãos do sexo masculino. Não se alistar é não cumprir com suas obrigações militares e com isso a pessoa fica em débito com o Serviço Militar e fica sem poder fazer muitas coisas que são do seu direito de cidadão.

Quem estar em débito com o Serviço Militar, não pode :

-Tirar passaporte ou validar o mesmo;
-Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municipal;
-Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
-Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais;
-Fazer matricula ou inscrição para função e licença de indústria e profissão;
-Fazer inscrição em concurso para cargo público.

Então, se você faz 18 anos em qualquer mês de 2020 ou tem idade máxima que permita ter 45 anos até 31 de dezembro, deve fazer o Alistamento. Ao cumprir com suas obrigações militares você está fazendo a sua parte como brasileiro que honra sua Pátria. Se for selecionado e passar em todas as etapas do processo seletivo, e se tiver grande potencial, poderá vir a ser um oficial das Forças Armas (graduado, soldado ou marinheiro) ou um membro do Tiro de Guerra (cabo, soldado ou marinheiro).

Caso for dispensado, você fica como brasileiro de reserva para emergências futuras, se precisar. Os jovens que fazem o Alistamento e recebem a dispensa podem ser convocados se o país entrar em guerra. Também, os homens brasileiros alistados podem ser convocados para situações de emergência, que são para prevenir a perturbação da ordem e para sua manutenção, se houver calamidade pública ou necessidade de mobilização.

Serviço Militar – Alistamento Online

Acontece no site www.alistamento.eb.mil.br em uma das opções abaixo :

Cronograma de processo seletivo

Alistamento online dentro do prazo vai de 01/01 a 30/09/2020 (nova data de encerramento por conta da quarentena Covid-19.

-Incorporação nas Organizações (convocados) ocorre de março a agosto 2021.

Alistamento Militar fora do prazo 2020 de 01/10 a 31/12/2020 – encaminhados para seleção 2022 (esses pagam multa).

Leave a Reply