Saiba quando e quem deve se alistar Serviço Militar

Gostaria de ingressar nas Forças Armadas, através do Alistamento Militar ? Então saiba quando e quem deve se alistar no Serviço Militar obrigatório para o Quartel da Marinha, Aeronáutica ou Exército aberto todo ano para seleção de pessoas maiores de idade.

Quem deve se alistar no Serviço Militar

Se alistar no Serviço Militar sempre foi obrigações dos homens com idade a partir de 18 anos. Então, o jovem que faz 18 anos tem se alistar no ano que faz 18 anos, dentro o período estipulado pelas Forças Armadas.

Também, podem se alistar homens que não se alistaram na idade certa e tem idade de até 45 anos. Então alistam homens de 18 a 45 anos completos até 31 de dezembro de forma online e pessoalmente.

Essas sempre foram as regras, Alistamento Militar obrigatório para os homens. Mas as mulheres têm questionado por que pessoas do sexo feminino não podem se alistar. Bom, pensando nas mulheres o Senado aprovou um Projeto de Lei que permite a participação de mulheres no Alimento Militar, mas que não seja obrigatório.

As mulheres terão direito a 30% das vagas abertas nos quartéis do Exército, Marinha e da Aeronáutica, que estão em todas as regiões do Brasil. Os quartéis são locais de treinamento e de provas dos jovens que estão a disposição do Serviço Militar obrigatório.

Quando se alistar no Serviço Militar

O Alistamento Militar deve ser feito de 01 de janeiro a 30 de setembro – novo prazo. Os homens que se alistam nesse período estão dentro do prazo e com isso podem participar do processo seletivo do ano seguinte, nesse caso, os que forem chamados.

Os homens que fazem o Alistamento e que são chamados participam do processo seletivo realizado pela Comissão de Seleção das Forças Armadas. Os que não são chamados recebem uma mensagem dizendo : “Caso não possua Documento Militar válido, compareça em um Órgão de Serviço Militar e regularize a situação” é porque foi dispensado.

Depois que a pessoa se alista e recebe essa mensagem, tem 30 dias para comparecer à Junta Militar com os seus documentos. Na Junta o pessoal agenda o dia do Juramento da Bandeira, que é o dia de pegar o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Quem se alista fora dessa data, de julho a dezembro está fora do prazo e por isso paga multa e fica de fora do próximo processo seletivo.

Alistamento Militar 2020

Jovens que se alistarem dentre 01/01 e 30/09/2020 e forem chamados vão participar da seleção a partir de fevereiro 2021. Os que se alistarem a partir de outubro 2020 e forem selecionados para o Serviço Militar, só participam da seleção a partir de fevereiro 2022.

Leave a Reply