Alistamento Militar como funciona

Saiba como fazer o Alistamento Militar e como funciona o processo desde a primeira fase do Alistamento, até a última etapa da obrigação militar que todo jovem de 18 acima deve participar, e saiba também quem pode pedir adiamento na incorporação e quem recebe a isenção ou dispensa do Serviço Militar Obrigatório.

Alistamento Militar como funciona

Todo ano o Exército Brasileiro recebe Alistamento pelo site www.alistamento.eb.mil.br de jovens que fazem 18 anos no decorrer do ano de Alistamento, para cumprir com suas obrigações militares, podendo ser ingresso no Exercito, Aeronáutica ou Marinha, ou para dispensa militar.

Essa é a primeira fase do processo seletivo que todos os jovens devem passar. Na hora que a pessoa passa suas informações pelo site o sistema do Exército logo identifica e o classifica como candidato a seleção no Quartel do Exercito, Marinha ou Aeronáutica, ou o classifica no excesso de contingente e o dispensa das obrigações militares.

Por que há jovens que são dispensados das obrigações militares?

A dispensa de muitos jovens ocorre por vários motivos, podendo ser por motivos vindos do Serviço Militar ou por motivos próprios. O jovem pode ser dispensando se tiver muitos concorrentes na mesma região, ou o município onde mora não é tributário devido a sua localização ou porque os habitantes não colaboram para Serviço Militar Inicial, ou seja, não tem um Quartel para a seleção dos jovens para Corporação.

Os jovens dispensados precisam comparecer na Junta Militar dentre 30 dias depois de feito o Alistamento. Depois de se apresentar na Junta o jovem participar do Juramento a Bandeira. A data é agendada pelo pessoal da Junta. Eles dão um papel com o RA – Registro de Alistamento gerado no Alistamento online com a data, horário e local de se apresentar.

No dia de jurar a bandeira vão vários jovens e esses são chamados de uma só vez para cantar o Hino Nacional e fazer o Juramento. Quando acabada a cerimônia cívica já recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação. Esses jovens já estão dispensados das suas obrigações milites, mas fazem parte da Reserva das Forças Armadas. Os homens da reserva também podem ser chamados algum dia se o país entrar em guerra ou mesmo por outros motivos grandiosos de perturbação. Se isso acontecer todos os cidadãos brasileiros são chamados para defender a Pátria.

Convocação de jovens para seleção no Quartel Exército, Aeronáutica e Marinha

Os jovens convocados vão para um Posto de Recrutamento e lá vão passar por uma triagem e exames, sendo essa a fase da Seleção Geral. Durante esse procedimento é verificado se o jovem pode participar (ver se não é arrimo de família, de religião ideológica ou outro), sua condição física, psicológica, interesse nas atividades e se tem alguma habilidade profissional, como por exemplo, aptidão musical, se toca algum instrumento.

Os jovens que passarem por essa avaliação vão aguardar o resultado. Os que passarem em todos os testes vão ser designados para um Quartel. Local pode ser escolhido pelo jovem ou não, tudo vai depender do resultado, do seu potencial. No Quartel eles vão passar pela Seleção Complementar para o Serviço Militar.

Os reservistas encaminhados para a Seleção Complementar começam a jornada de atividades e exames de saúde dentro do Quartel. La devem permanecer por 10 meses, 1 ano ou por 1 ano e 6 meses, sendo esse o Serviço Militar Inicial.

Os soldados que atingirem os requisitos necessários vão passar pela Seleção Especial. Os que tiverem o ensino médio completo vão ser matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ou Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. Outra opção é servir o Tiro de Guerra.

Os jovens que não passarem na Seleção Especial serão dispensados e esses recebem o Certificado de Reservista Militar, obtida na Organização Militar onde prestaram serviços.

Pessoas que podem pedir o adiamento na incorporação

São pessoas que estão cursando graduação em medicina, farmácia, odontologia ou medicina veterinária. Esses podem adiar até o termino do curso e depois podem ingressar por meio de seleção para servir como oficial temporário na sua área de formação. Para pedir o adiamento o graduando deve ir até uma Junta Militar durante o período de Alistamento ou na época da seleção na Comissão de Seleção.

Pessoa isenta do Serviço Militar Obrigatório

Pessoa portadora de necessidades especiais visíveis.  Esses devem ir até uma Junta Militar, se alistarem  e pedirem Certificado de Isenção do Serviço Militar.

Dispensa do Serviço Militar Obrigatório

Homem com idade de Alistamento que não podem servir mas ele é o único responsável pelo sustento da sua família pode pedir a Dispensa Limitar. Para isso compareça na Junta Militar com os documentos informados no link abaixo.

Links para acesso às informações :

dsm.dgp.eb.mil.br/index.php/duvidas-frequentes

www.eb.mil.br/web/ingresso/servico-militar

Leave a Reply