Alistamento Tiro de Guerra

Ingressar no Alistamento Militar é o meio de ingressar no Tiro de Guerra, lendo informações do post você fica sabendo como participar do processo seletivo para o TG e onde têm as Organizações Militares do Exército que formam atiradores.

Alistamento Tiro de Guerra

Jovens que sonham em fazer parte do Tiro de Guerra devem fazer o Alistamento Militar no ano em que forem fazer 18 anos, para participar da seleção que ocorre todo ano.

O que é Tiro de Guerra?

É uma pequena unidade militar do Exército onde são formados atiradores e cabos da segunda categoria da reserva. São mais de 200 unidades espalhadas por todo o território brasileiro que são ministradas pelo Exército e pela prefeitura municipal.

A formação de cada unidade depende da prefeitura municipal. Para formar uma unidade deve ser verificado primeiro se o município tem o contingente populacional com idade de prestação de serviço, que possibilite a formação de uma turma de atiradores por período.

Depois disso a prefeitura deve conferir o local onde pode formar a unidade. Com a instalação feita, o Exército entra com os instrutores, fardamento e equipamentos, mas quem exerce o papel de diretor do TG é o prefeito. Se o prefeito não puder exercer a direção, o comandante da região militar escolhe um civil local capacitado para tal função.

A cada ano ingressam no Tiro de Guerra do Brasil 13 mil atiradores. Esses ocupam as 219 unidades situadas por todo o Brasil. A maior concentração das unidades está na região sul, sudeste e nordeste. Confira no link abaixo e veja se onde você mora tem unidade próxima.

Promoção do Atirador

Os atiradores que tenham passado em todas as provas e que tenham feito o curso de Formação de Cabo para a Reserva 2ª Categoria são promovidos a Cabo para a Reserva 2ª Categoria quando forem desligados. Esses pegam o Certificado de Reservista na mesma categoria.

Como fazer Alistamento Tiro de Guerra

Alistamento online :

Pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br ou;

Alistamento militar pelo aplicativo Exército. Baixe-o pelo Gloogle Play ou App Store no celular.

Depois de se alistar o jovem deve aguardar a chamada. Se for participar do processo seletivo na OM será enviada uma mensagem dizendo onde ir e quando ir.

Os jovens chamados passam por uma triagem e os que forem aprovados vão passar por um período de treinamento, realizado pela Comissão Geral. Os que forem aprovados serão designados a uma Organização Militar, ou serem matriculados em um CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ou em um NPOR – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva ou no Tiro de Guerra.

Acesse dsm.dgp.eb.mil.br/servico-militar-inicial-e-mobilizacao/tiro-de-guerra para conferir informações sobre TG e localização das unidades.

Leave a Reply