Alistamento Militar Feminino Exército 2020

Você que busca pelo Alistamento Militar Feminino Exército 2020 encontra no nosso site informações sobre como ingressar nas Forças Armadas, já que as mulheres também podem ingressar e seguir carreira nas Organizações Militares do Brasil e exterior, onde podem atuar como militar de carreira ou militar temporário.

Alistamento Feminino 2020

Mulheres que sonham em entrar para as Forças Armadas devem saber que podem ingressar no Serviço Militar Feminino Exército 2020, sem precisar fazer Alistamento Militar.

O que é Alistamento Militar?

Alistamento Militar é a fase em o homem com idade a partir de 18 anos deve se inscrever para participar do processo seletivo no Quartel Exército, Aeronáutica ou Marinha. Então as mulheres não são obrigadas a se alistarem, ou seja, não são obrigadas a seguir carreira militar, pois são isentas do serviço militar obrigatório.

As mulheres podem servir o Exército Brasileiro voluntariamente como oficial, cabo especialista ou sargento. Para ser militar é preciso ter no mínimo 1,55m, ser brasileira nata ou naturalizada, ter o ensino médio, técnico ou graduação, que vai depender da área, além de outros requisitos importantes que a pessoa deve ter para ser um defensor da pátria e dos cidadãos.

Formas de ingresso como Militar Feminino no Exército

Para ingressar no Exército, ou em outra corporação, a pessoa do sexo feminino precisa participar de concurso público. Veja abaixo em quais concursos as mulheres podem participar :

Escolas de formação e preparação– Militar de Carreira

Instituto Militar de Engenharia – oferece curso de formação e graduação aos concluintes do ensino médio ou cursando o último ano, com idade mínima 16 anos até a data de matrícula e que desejam seguir carreira como engenheiro militar oficial em Engenharia Civil, Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação;

Escola de Formação Complementar do Exército – essa escola forma oficiais do quadro complementar das áreas Administração, Ciências Contábeis, Com. Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária. Os alunos passam pela formação comum, especifica e a pós-graduação;

Escola de Saúde do Exército – nessa é realizada a formação dos oficiais do Serviço de Saúde do Exército, que são médicos, farmacêuticos, veterinários, enfermeiros e dentistas;

Escola de Sargentos de Logística Exército – escola que oferece a formação e o aperfeiçoamento dos Sargentos de Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador; Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações, Saúde e Música. Também oferece a especialização em Mestre de Música e aperfeiçoamento dos sargentos da qualificação militar aviação.

Opções de concurso para ingresso no Exército como Oficial ou Sargento temporário

Mulheres com formação superior podem ingressar na Forças Armadas como Oficial Médico, Farmacêutico, Dentista, Veterinário ou Oficial Técnico Temporário. Se tiver formação técnica podem ingressar com Sargento Técnico Temporário. Para carreira de Cabo Especialista Temporário precisa ter curso técnico ou curso profissionalizante.

Serviço Militar Feminino Exército – Inscrição

Links para acompanhamento da abertura de inscrições

www.ime.eb.mil.br/pt/cfg-ensino-medio – Curso de Formação e Graduação

www.esslog.eb.mil.br – Escola de Sargento de Logística

www.essex.eb.mil.br – Escola Saúde

www.esfcex.eb.mil.br – Escola de Formação Complementar

Veja mas informações aqui : www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira

www.eb.mil.br/ingresso/militar-temporario – conferir informações e acompanhar inscrições por região.

Leave a Reply